Junho 15, 2021

Vazamento do Windows 11 tem o menu Iniciar e visual inspirado no Windows 10X

Por Walter Berg

Quase uma semana antes de seu lançamento, o Windows 11 teve supostas capturas de telas vazadas na internet. A nova geração do Windows, como diz a própria Microsoft, absorve várias das características do abandonado Windows 10X, mas não mascara as semelhanças com o sistema atual em visual e experiência de uso.

As informações foram flagradas pelo The Verge e publicadas no fórum chinês Baidu, o que justifica alguns caracteres no idioma local. Nas duas capturas de tela vazadas, o Windows apresenta o menu de Configurações extremamente semelhante ao da versão atual e uma barra de tarefas retrabalhada.

O menu de Configurações revela que se tratar do Windows 11 Pro (Imagem: Reprodução/The Verge)

Do menu Iniciar aos ícones de programas fixados, tudo parece estar diferente. A começar pela posição: os botões foram todos centralizados na barra de tarefas, dispostos de forma bem mais sóbria quando comparada ao visual padrão do Windows 10.

O conhecido menu Iniciar abandonou de vez o Live Tiles e está em uma forma bem simplificada quando comparada à versão atual. Nele, encontram-se no topo os aplicativos fixados, um botão para visualizar todos os aplicativos e uma área de recomendados. As opções de energia (desligar, reiniciar e suspender) parecem estar escondidas em um botão no canto inferior direito da janela.

Suposto menu Iniciar do Windows 11 (Imagem: Reprodução/The Verge)

Elementos sutis do visual, como os cantos arredondados, parece ser uma herança clara do Windows 10X. Esse irmão do sistema principal foi pensado como uma solução para dispositivos portáteis (notebooks híbridos, por exemplo), porém, foi oficialmente cancelado pela companhia em março e seus recursos seriam diluídos em outros produtos da empresa — incluindo o Windows 10.

Outra importante característica também circula na internet: a tela de boot do Windows 11. O jornalista do The Verge Tom Warren compartilhou em seu Twitter a animação que tomará a tela até o carregamento do SO. Além disso, ele também encontrou o som de inicialização do suposto sistema.

Se observar a captura de tela, notará que o Windows identifica a própria versão como Windows 11 Pro, a edição mais robusta do sistema destinada ao público geral. Até o momento, nada mais foi revelado sobre o novo sistema operacional da Microsoft.

Para ter certeza de que o vazamento é real, resta apenas esperar que a Microsoft se manifeste sobre o assunto ou aguardar até o evento de revelação do Windows, marcado para 24 de junho, às 12h no horário de Brasília. É certo que a companhia dará mais detalhes sobre como o novo sistema se diferencia dos anteriores e qual será sua estratégia para essa virada de página.

Fonte: The Verge