Março 28, 2021

Porque acontece os “Bugs” ou “Glitch” em Jogos Multiplayer

Por Walter Berg
Fonte: Reprodução/Internet

Primeiro vale apena lembrar que os chamados Bug ou Glitch trata-se de termos usados para indicar falha em um sistema de softwares, mesmo apesar das duas palavras serem de origens diferente como por exemplo:

  • Bug – O termo tem relação com a área da informática e eletrônica que apresentam falhas.
  • Glitch – O termo tenha relação com instrumentos musicais que apresentam falhas.

A ocorrência desses dois termos resulta em apresentação de disfunções e problemas gráficos ou de processamento. São de curta duração e muito comuns entre os adeptos de videogames e usuários de softwares mais complexos em computadores.

No mundo dos games, geralmente um bug acontece sem nenhuma causa aparente, podendo ocorrer no gráfico, na física, no som ou em qualquer outra parte do jogo. Contudo, o termo glitch é utilizado quando um bug beneficia o jogador. Um exemplo disso é quando um bug permite que o jogador “pule” uma fase ou adquira recursos para tornar o seu personagem melhor fora do procedimento habitual destinado ao game.

O bug é, na verdade, um hack. Usuários acharam falhas no sistema da Garena e desenvolveram aplicativos e sites que acrescentam, de forma infinita, diamantes nas contas dos jogadores. Para isso, é necessário apenas disponibilizar o nome utilizado como forma de login na conta, podendo usar esse método para enriquecer perfis alheios sem que saibam. Assim, conforme o jogador joga partidas, as quantias vão sendo acrescentadas, sem que ele tenha, de fato, comprado os diamantes.

Esse método é ilícito e não recomendado. A falha começou a ser exposta no início do mês de abril, após a última grande atualização do jogo, realizada no fim de março. Trapaças similares aconteceram em outros períodos, enganando jogadores. Usuários têm a opção de conseguir diamantes de formas oficiais gratuitamente.

Posso usar os diamantes?

Não. Caso outra pessoa faça o hack na conta e o jogador use os diamantes, a Garena pode bani-lo. Isso aconteceu com o youtuber “Piuzinho” durante uma transmissão ao vivo em seu canal. O produtor de conteúdo recebia uma grande quantidade de diamantes após cada partida e, ao utilizá-los, acabou banido. Outro youtuber, “PlayHard” também foi vítima do cheat e, como não usufruiu de nenhum diamante, saiu ileso.

Para obter sua conta de volta caso seja banido, o usuário deve pagar os diamantes utilizados, como uma forma de ressarcimento para a desenvolvedora.

Então o que devo fazer caso os diamantes apareçam na minha conta?

O usuário deve reportar imediatamente ao suporte da Garena para que os diamantes sejam retirados. É possível realizar isso dentro do próprio game ou no site da empresa. Antes de tudo, porém, o que se deve fazer é não usar os diamantes adquiridos via cheat de forma alguma. A Garena ainda não emitiu declaração oficial sobre o caso. Porém, a empresa já se posicionou contra bugs em outras oportunidades e continua agindo ao banir aqueles que usufruem da falha.

Via Garena