Junho 9, 2021

Aprenda a programar em Python usando o clássico “jogo da cobrinha”

Por Walter Berg

Um Curso gratuito para você!

Escola especializada em programação, a Kenzie Academy Brasil descobriu um jeito divertido para inserir seus alunos no mundo da codificação: a instituição promoverá um curso gratuito, onde eles desenvolverão, na prática, o clássico Snake, popularmente conhecido como “jogo da cobrinha”, muito popular nos anos 2000 nos celulares Nokia.

O curso leva o nome de Semana do Zero ao Python e está em sua segunda edição. A edtech ensinará, de forma 100% online, aos interessados em programação os primeiros passos na linguagem Python, onde os estudantes criarão o jogo em cinco dias. Para quem não conhece – ou seja, os mais jovens – o game consiste no controle de uma cobrinha que, ao se alimentar dos pontinhos pelo caminho, aumenta seu comprimento, ficando cada vez mais desafiador se desviar do próprio corpo.

Curso ensina os primeiros passos em Python a partir do clássico jogo da Cobrinha (Imagem: Divulgação /Kenzie)

Mulheres da Tecnologia

A 2ª edição do ‘Semana do Zero ao Python’ terá 20 mil vagas disponíveis e acontecerá entre os dias 26 a 30 de abril. Para esta edição do curso, a edtech preparou uma jornada especial para as mulheres, que terão acesso a um grupo exclusivo. Neste canal, programadoras e profissionais que já atuam na área de tecnologia compartilham, por meio de lives e conteúdos inéditos, experiências reais e pessoais sobre o mercado e a carreira tech.

As aulas ao vivo acontecerão diariamente, a partir das 19h. Os cinco dias de curso somam mais de 10 horas de conteúdo exclusivo, incluindo exercícios práticos e acesso à comunidade restrita na plataforma Slack para o esclarecimento de dúvidas e interação com outros participantes. Após o curso, quem participar das cinco lives e entregar o projeto final, terá direito a um certificado de conclusão.

“No mês passado, promovemos um curso de HTML e CSS, para mais de 37 mil inscritos, onde apresentamos recursos para o desenvolvimento de um website totalmente do zero, com responsividade para mobile e, inclusive, animação na página”, explica Daniel Kriger, CEO da Kenzie Academy Brasil. “Agora, queremos retomar a linguagem de Python com instruções simples de lógica de programação, conceitos básicos, demonstrações com dois de nossos instrutores codando ao vivo, onde entregaremos centenas de linhas de código nessa trilha de aprendizagem”. 

Python é a linguagem de programação do momento

Criada pelo matemático holandês Guido Van Rossum, no início dos anos 90, sob a filosofia de valorizar o esforço humano sobre o computacional, a Python é uma linguagem de programação de alto nível (do inglês High Level Language). Atualmente, ela é uma das linguagems mais demandas pelas empresas, já que é considerada acessível, dinâmica, interpretada, modular, multiplataforma, orientada a objetos por natureza e ainda multiparadigma – o que possibilita maior controle e estabilidade de códigos para projetos de grandes proporções.

Segundo ranking da TIOBE, Python foi a linguagem mais utilizada em 2020. Além disso, é a que as pessoas mais querem aprender (30%) no mundo inteiro, com grande vantagem em relação à segunda opção – JavaScript, com interesse de 18,5% – conforme dados do levantamento 2020 Developer Survey, da Stack Overflow. Seu grande diferencial é o extenso número de bibliotecas, nativas e de terceiros, o que a torna muito difundida e útil para diversos setores e também para desenvolvimento web.

Conhecida no mercado por ser relativamente simples e de fácil compreensão, Python rapidamente se popularizou entre os profissionais da indústria de Tecnologia. Empresas como Dropbox, Spotify, Airbnb, Uber, Facebook, Instagram, Pinterest e NASA fazem uso desta linguagem para desenvolvimento de alguns serviços e funcionalidades.

Para se inscrever na “Semana do Zero ao Python – 2ª edição”, basta se inscrever no hotsite da iniciativa, clicando aqui. Como dito anteriormente, o programa será grátis e ocorre entre os dias 26 e 30 de abril.