Março 23, 2021

Aplicativo parou de funcionar. Descubra a causa desse erro e como corrigi-lo

Por Walter Berg
Fonte: Galeria/Print

Dês de segunda-feira 22 de março, usuários do Android relataram que receberam notificações continua em seus aparelhos informando que alguns aplicativos pararam de funcionar apresentando notificações de que o apps como o próprio Gmail que apresentava falhas continuamente.

O erro “O aplicativo parou de funcionar” impede que muitos aplicativos, como o Gmail, sejam abertos no celular. Além deste, aplicativos de bancos, Google Pay como até mesmo o Google e outros.

O aplicativo parou de funcionar: o que é?

Várias menções ao erro surgiram em sites como Reddit e Twitter. Segundo o Google, no relatório de funcionamento dos seus serviços, a primeira confirmação do problema se deu às 20h05 (hora local na Califórnia).

A causa do problema foi confirmada pelo Google como um problema no aplicativo WebView. Este app vem instalado por padrão no Android e permite que um conteúdo seja aberto em um aplicativo, sem a necessidade de sair dele.

Segundo um porta-voz da empresa, em resposta ao Yahoo!, eles afirmam que: “Estamos cientes de um problema no WebView está causando um erro nos aplicativos do Android. Estamos trabalhando para validar o escopo e a correção está em andamento”

O aplicativo parou de funcionar: como corrigir?

Se você está tendo esse problema, algo que funcionou para muitas pessoas é acessar a Google Play Store em seu dispositivo e desinstalar a atualização mais recente de um aplicativo de sistema chamado “Android System WebView”.

Este é o aplicativo que fornece renderização de navegador semelhante ao Chrome dentro de aplicativos e, de acordo com desenvolvedores e usuários finais, muitos dos erros que as pessoas estão vendo indicam que o problema está lá.

“Desinstalar as atualizações fez meu telefone se acalmar e voltar ao normal e pode funcionar para o seu dispositivo”, segundo alguns relatos online.

Em um comunicado, divulgado no Gmail Service Details, a Google afirma:

“O problema com o Gmail foi resolvido. Pedimos desculpas pelo transtorno e agradecemos sua paciência e apoio contínuo.

Tenha certeza de que a confiabilidade do sistema é uma das principais prioridades do Google, e estamos fazendo melhorias contínuas para tornar nossos sistemas melhores.

Atualizar o sistema Android WebView e o Google Chrome por meio do Google Play agora deve resolver o problema para todos os usuários.

1. Navegue até o aplicativo Play Store

2. Pesquise por sistema 

3. Selecione a opção “Atualizar”

4. Repita essas etapas para o  

O aplicativo parou de funcionar: o que é o WebView

O é um sistema nativo do Android que permite que links sejam abertos dentro de aplicativos. Desta forma, ao receber ou clicar em um link, ele abre em um navegador dentro do próprio app.

O Facebook e o Instagram também possuem um sistema parecido. Ao abrir o link, o usuário pode consumir o conteúdo dentro do app ou optar por abrir no navegador padrão.

O recurso WebView do Android já vem instalado no celular. Por isso, muitos usuários nem percebem sua existência (exceto quando erros assim acontecem).

Se você está enfrentando este problema, como a nota do Googe acima recomendou, atualize este app e o Google Chrome no seu celular.

Como você avaliaria esse artigo?

Deixe nos comentários abaixo se deu certo pra você!